sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SEXTA-FEIRA 13


A sexta-feira 13 é considerada por muitas pessoas como um dia de azar onde o sobrenatural se manifesta de diversas formas. Alguns preferem evitar passar por baixo de escadas, cruzar com gato preto ou então carregam um galinho de Arruda na orelha para espantar o “mau olhado”. São crendices do folclore popular que atravessaram séculos fazendo parte do imaginário da população.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias
A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de cristo. Para se ter uma idéia, o Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite nisso, simplesmente pelo fato de os conjuntos de mesa serem constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação ao dia sexta-feira, diversas culturas consideram como dia de mau agouro:
1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
2. A morte de cristo aconteceu na sexta-feira quando é celebrado a páscoa.
3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios em um dia de sexta-feira.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas. Judas Iscariotes, apóstolo que denunciou Jesus, ocupava o 13º lugar no grupo que seguia Cristo. Para completar, ele se enforcou em uma sexta-feira e Jesus foi crucificado nesse dia da semana. Aí já temos uma boa soma de fatores para que a data passe a eternidade sendo malvista no Ocidente.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres.
Talheres cruzados, passar por baixo de escadas, atravessar-se um gato preto no caminho, a única coisa que está certa, é que a sexta-feira, antecede sempre o sábado e este o domingo. Por isso desejo a todos uma ótima sexta-feira 13, se acreditarem que ela trás azar batam três vezes na madeira…
“lagarto, lagarto, lagarto.!!”Recados para Orkut

18 comentários:

Marilu disse... [Responder]

Adoro o número 13 e 7, gosto de números ímpares...e acho que essa história de sexta feira 13 é só mais um mito...todos os dias são iguais...todos são regidos por Deus...Beijocas Tenha um lindo final de semana.

Amélia Ribeiro disse... [Responder]

Olá Clarinha,

pois eu não tenho problemas com a sexta-feira 13, pelo contrário, casei a 13 e felizmente ainda não me arrependi já lá vão quase 30 anos...

Um beijo e um excelente final de semana.

Clarinha disse... [Responder]

È ISSO MESMO MENINAS, SOU DA MESMA OPINIÃO QUE VOCÊS... MAS POR VIA DAS DÚVIDAS NÃO CUSTA DESVIAR DE UMA ESCADA, OU DEIXAR OS TALHERES DESCRUZADOS NÃO É MESMO???? RSRSRSRS... BEIJOS E BOM FIM DE SEMANA.

Wanderley Elian Lima disse... [Responder]

Não acredito nisso, mas não perco por nada as brincadeiras, sempre grilando alguém.
Beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder]

MUITO INTERESSANTE !
SESTA FEIRA 13 DE AGOSTO JÁ PENSOU QUE OS SUPERTICIOSOS HOJE NEM SAIRAM DA CAMA!! KKKKKKKKKKKKKK

Mari Amorim disse... [Responder]

Sabia que as melhores coisas em minha vida aconteceram no dia 13 de uma sexta? Já até combinei comigo mesma,quando eu casar será em uma sexta 13,agora só falta o marido kkkkkkkkkkkkkkk
Boas energias,todos os dias
bjs
Mari

She disse... [Responder]

Adorei o seu post, bem pra mim sexta-feira 13 é apenas mais um dia do calendário... hehe mas só pra garantir não passei em baixo de escada nenhuma hj não... rsrs Beijo, beijo!
She

Lilá(s) disse... [Responder]

Não ligo muito a essas crenças mas gostei de ler a história.
Bjs

Sonhadora (Rosa Maria) disse... [Responder]

Minhas queridas
Um texto com muita informação,adorei ler.
Sexta feira 13 nunca me incomodou, eu faço aniversário a 13.

Beijinhos
Sonhadora

VILMASUELY disse... [Responder]

Fiz um post sobre isso... e disse que não ligo pra nada disso.Só não passo debaixo de escada, viro os sapatos,tenho medo do gato preto a noite e do canto da coruja.Foora isso ligo nadinha..ui..ui!!heheheh.São mesmo algumas fantasias, mas é bom se proteger de tudo que for possivel.Beijos!

Regina Rozenbaum disse... [Responder]

rsrs cada um com seus medos, superstições. Adorei a imagem dos olhinhos ressabiados!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Fátima Guerra (Mellíss) disse... [Responder]

Menina,
que delícia de texto !
Por incrível que possa parecer aos convictos de tal azar, ontem, dia 13, sexta-feira, só me aconteceram coisas muito boas!(será que faço parte do clã das bruxas, e não sabia ??!!)rs
Foi muito agradável visitar vc.
Carinho, beijo,
Fátima Guerra

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse... [Responder]

Interessante e curioso seu post mas eu ,pessoalmenste,nem me lembro que é sexta-feira ou que é dia 13,só espero ansiosa pelo sábado que é o meu dia favorito e o dia 10 quando se encerram as contas que tenho a pagar,rsrs, ,daí adiante é só viver e ,de preferência com tranquilidade!!

Beijos!

Sonia Regina.

Anônimo disse... [Responder]

Pé de pato mangalô treis vezes.... Tá amarradoooooo. Eu q. ando quase sempre toda de preto...tô laskada...Mais não acredito não, o no final o q. predomina é sempre o pensamento POSIVITO, sendo no dia 13 e numa 6a.feira... Bjitos lindona

Ricardo e Regina Calmon disse... [Responder]

"Espelho,espelho meu,existe alguém mais binito e fofo du ke io,de boné?????????????????
claro que não!!!!!!!!!!!!!!!
Nesse reerguer,de beijo teu através ,medo tinha de sapo virar,e........huhuuuuuuuuuuuuuuuu
el fuefo amalmei

ti amuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

pricesssssssssssssssss

viva la vieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

saravá

Ricardo e Regina Calmon disse... [Responder]

Esqueci de te dar um cheirin!

te amu miga

viva la vida

Unknown disse... [Responder]

Olá Amélias!
Vi que temos muitos amigos em comum e AMEI o blog!
Já copei receitas e dicas. Ah! também virei fã e seguidora!

Abraços

Lia

Blog Reticências...
http://liaks25.blogspot.com/

Anônimo disse... [Responder]

Vixe...voltei...escrevi tudo errado ali em baixo.ERRATA - PENSAMENTO POSITIVO, ouuu loira burra e apressada. Amore mio... ri muito com seu comentário sobre a "perda da minha cabeça". Vc. é ímpar e "óconcur" em tudo que escreve. É isto meRmo, se achá-la manda rezar...kkk Talvez eu seja aquela mulher sem cabeça que vive chorando procurando-a por ai, estórias da minha Vovó Pitita querida... Isto ela contava pra eu dormir imagina???
Outro comentário sobre o livro, está aprovadíssimo eu vi um documentário sobre a GRETA GARBO na GNT um tempo atras, adoro biografias dessas mulheres poderosas... E aproveitando, entrou em cartaz o filme COMER, REZAR e AMAR com Julia Roberts...Imperdivel. Leu este livro? O mulheril todo leu...É aquele estilo de Mulher Infeliz sai pelo mundo a procura de si mesma. Eu confesso, comecei e me cansou e ai partir para ler o BEBER, JOGAR E FUDER..kkkk. Muitooooo mais divertido..O homem infeliz que tomou um pé na bunda e sai pelo mundo, bebendo, jogando e trepando com todo mundo...Claro, li até o final, me identifiquei melhor... kkkkkkk. Grande semana e FORÇA NA PERUCA...















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails