segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O SÁBIO SAMURAI


Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.

Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós?

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai.

A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre. — Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

A sua paz interior, depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir! !!!!!!!!!!!

18 comentários:

∂αѕ disse... [Responder]

Bom dia!
Adorei o texto!
Ótimo para começar a semana!
Beijo grande!
Dani

Riff disse... [Responder]

Uhmmm gosto de Samurai...diz a lenda q. eles tem uma espada longa, enorme, aço resistente e nunca enverga ou empena..kkkk. Ai, ai, vontade de ir pra china...

Tesoureira, cargo chic, a cx tá vermelha então vamo trabalhar pra ganhar dim dim nénão. Senão não teremos dinheiro pra pagar os jardineiros... Até pq. estão todos fugindo, se escondendo e correndo pra debaixo da cama...Sei.

Por isto tô na praia...zóios vermelhos de mergulhar no mar salgado,pele manchada de sol escaldante e fazendo muitas besteiras.... Mandou eu voltar...eu voltei...

Deus do céu, nem sei onde isto vai parar...talvez no colo de algum Samurai bondoso e generoso p com as loiras.

Bjitos calhentes...

Everson Russo disse... [Responder]

Ahá,,,é por isso que fui chamado de DrZen outro dia,,,levo minha vida assim, levo flores,,,apenas flores e sementes pra melhorar o caminho,,,o lance de devolver a má conduta torna a vida um revide sem fim,,,

p.s.não que eu tenha achado o post pra mim...rs..rs..apenas lembrei do Dr Zen...rs..rs


To morrendo de rir até agora da minha leseira,,,comentei num blog e reclamei no outro a ausencia do comentario...rs..rs...é serio? fiz isso? rs..rs...beijos e beijos.

Lilá(s) disse... [Responder]

Bonita liçaõ!
Beijinhos

Everson Russo disse... [Responder]

Nossos belos acordes Riff tá pegando uma praia boa,,,e a gente aqui,,,sem mar,,,torrando no asfalto,,,o vida ingrata...rs..rs...mas tá bom,,,vou reclamar não,,,alias,,,so pra conferir,,,to no seu blog meRmo né? rs..rs..rs...alias,,,voce saberia me dizer por que só em blog praiano existe a presença de Limão VSG, será que nós, pobre mortais não merecemos uma limonada nesse calor? sei lá,,,,beijos de bom dia em flores.

Mari Amorim disse... [Responder]

Gostei de vir aqui e ler-te,saio feliz! Saudade..
Desejo que seus dias,sejam iluminados pela essência Divina,com Boas Energias Sempre!
Abraços
Mari

..."re"... disse... [Responder]

Penso que não devemos deixar que outras pessoas controlem nossas atitudes e emoções porque somos nós que decidimos o que sentir e a forma com que as coisas nos influenciam.

Tudo depende de nós e do nosso auto controle. As vezes nem pretendemos insultar, ferir ou menorizar, e o outro se queixa e considera que o objetivo era este.

Cá entre nós e que ninguém leia, mas este caíste como luva hem?
Buaaaaaaa!! Chora não ! rs

Férias forenses é? Por isso estás emboloradinha, férias demais. rs
Este Poeta além é um sonhador trapalhão, percebes ? rs

Falando em limão, outro dia no sacolão, comprando o mesmo brinquei com o menino que estava atendendo, disse-lhe: não quero este limão pois está azedo, acredite, ele ofereceu-me outro, morri de rir. Depois ele percebeu a brincadeira, mas foste hilário.

Fica aqui uns pra ti viu, depois vou lá deixar uns para o poeta chorão e trapalhão. rs

Outra coisa, há que tipo de flores tu te refere? Não entendi bem esta parte.

Não te afogastes no bacião não né? rs Esta foste muito boa.

Baci, molti di loro...

orvalho do ceu disse... [Responder]

OI,
Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
Cheguei há uns dias de viagem...
As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
Seja feliz em 2011!!!
Abraços fraternos com gostinho de início de ano

Everson Russo disse... [Responder]

Um dia lindo e de paz pra ti querida,,,hoje amanheceu chovendo, adoro isso,,,isso provoca a escrita,,,,,beijos e beijos e beijos.

Sonhadora disse... [Responder]

Minha querida

Hoje passando apenas para te deixar carinhos...beijinhos e dizer que estou de volta e com saudades.

Sonhadora

Everson Russo disse... [Responder]

Santa punição da carcaça morta de bufalo na Africa,,,Limãozinho VsG fazendo piadas na feira,,,,rs,,rs,,rs,,,agora eu já vi tudo no mundo, imagino a cena,,,aquela carinha emburrada, chegando pro vendedor de si mesma e pedindo pra se trocar....tá bom...

Só não entendi a parte do Poeta trapalhão,,,desenha pra mim,,,rs,,rs,,rs,,,que foi que eu fiz dessavez?

Alias,,,agora a coisa tá assim, ela posta eroticamente falando, eu não tenho nada a ver com isso, sei lá com o que ela sonhou, acredito eu que com borboletas amarelas, pois bem, entro na brincadeira, logo dei uma de leão macho Alfa,,,menina Riff me baniu do bando, depois veio a garota do Ceasa, tambem falou que aquele mel todo não é pro meu bico,,,eu nem tinha dito que era,,,não gosto de abelhas africanas que dão ferruada...rs..rs..rs...então comentei abaixo citando sobre todas as censuras possiveis a minha pessoa,,,ok,,,passadas as horas recebo um torpedo,,,meu telefone tá caindo letrinhas, e no conteudo dizendo qeu fiquei triste, apelei, fiquei com raiva,,,eu não sei mais o que faço pra agradar esse povo...acho que vou copiar e colar por la....

Fui,,,IM GO,,,beijos de bom dia....agora é complicado,,,na feira,,,trocar limão por limão....rs..rs..rs..azedou literalmente.....beijos

Yoyo Pizy disse... [Responder]

Grande reflexão, amiga.
Retrucar é dar força ao "inimigo". Esse texto é de uma sabedoria absurda, difícil mesmo é colocar a lição em prática,rs.
bjs

..."re"... disse... [Responder]

Fatiminha...

Olha, estou pra ver alguém ter tantas férias assim, mas nem que é patrão faz isto, tu superaste até os políticos. kkkk Misericórdia menina!

Depois reclama que está no vermelho, queres o que?

Brincadeiras a parte, mas meu desejo é que esteja tudo bem. Penso que tu deve estar secando-se e tirando o bolor né? Ta bom! kkkk

Este Poeta é um voador mesmo, apronta as dele e não lembra. Isto chama-se Esclerose. kkkk

Tadinho, tão novo ainda, bem que avisei, muita coca-cola causa danos no cérebro.

Este maledeto torpedo só causou-me problemas, mas eu o enviei para evitar mais transtornos, né Poeta!

Bom , mas eu vim cá desejar-te um bom final de semana junto aos teus.
Tem money este mês não viu, faltaste demais! rs

Beos y carinõ...

Everson Russo disse... [Responder]

Oieeeeeeeeeeeee,,,,bom dia minha linda,,,hoje tá tudo lindo por aquei,,,chovendo como gosto,,,vou escrever um monte,,,beijos e beijos de bom sabado pra ti querida....

Glorinha L de Lion disse... [Responder]

Oi Fátima, saudades de vc minha flor! Muito bom e sábio esse texto: ninguém pode mesmo nos atingir se não deixamos. Somos os donos da chave da nossa alma. beijos,

Everson Russo disse... [Responder]

Beijo carinhoso de otimo domingo e uma linda semana pra ti querida...

Everson Russo disse... [Responder]

Uma semaninha toda linda pra ti querida,,,e olha, sem autorização pra voce sumir tanto assim...rs..rs...beijos e beijos.

Riff disse... [Responder]

Evidentemente q. descartei qq. possibilidade de ter acontecido algo pelas suas bandas ai...DEUS ME LIVRE E GUARDE. Mais q.fiquei preocupada fiquei...sumiu Mulé Rendeira????

Os moradores dos JARDINS DO AMOR já estavam enlouquecidos com a falta de vc. Pensei q. teria subido a montanha pra dar uns punzinhos por lá... Até pq. Gigi foi a primeira a subir e depois eu. Então vc. teria 02 punzinhos com cheirinhos diferente que te deixaram zonza e por isto demorou a descer....Ai, ai, ai,

O do Limão Azeda seria cheirinho de flores silvestres e os meus certamente de carvão de alguma Metalurgica de ferro e aço...kakakakaka....

Enfim, delicia sua volta, saudades louuuuukas.. Estamos a toda, num disse me disse uns ti-ti-ti uns pega pra capás, polêmicas, ciumeiras, bicos e muito carinho como sempre. E antes de vc. voltar agente correu pra debaixo da cama com medo de tomar um sacode daqueles....SO-C0R-RO !!!!

Amo suas visitas... seja bem vinda e mande noticias...Bjitos na Carol...















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails