segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O SÁBIO SAMURAI


Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.

Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós?

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai.

A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre. — Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

A sua paz interior, depende exclusivamente de você.
As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir! !!!!!!!!!!!

18 comentários:

Dani disse... [Responder]

Bom dia!
Adorei o texto!
Ótimo para começar a semana!
Beijo grande!
Dani

Anônimo disse... [Responder]

Uhmmm gosto de Samurai...diz a lenda q. eles tem uma espada longa, enorme, aço resistente e nunca enverga ou empena..kkkk. Ai, ai, vontade de ir pra china...

Tesoureira, cargo chic, a cx tá vermelha então vamo trabalhar pra ganhar dim dim nénão. Senão não teremos dinheiro pra pagar os jardineiros... Até pq. estão todos fugindo, se escondendo e correndo pra debaixo da cama...Sei.

Por isto tô na praia...zóios vermelhos de mergulhar no mar salgado,pele manchada de sol escaldante e fazendo muitas besteiras.... Mandou eu voltar...eu voltei...

Deus do céu, nem sei onde isto vai parar...talvez no colo de algum Samurai bondoso e generoso p com as loiras.

Bjitos calhentes...

Everson Russo disse... [Responder]

Ahá,,,é por isso que fui chamado de DrZen outro dia,,,levo minha vida assim, levo flores,,,apenas flores e sementes pra melhorar o caminho,,,o lance de devolver a má conduta torna a vida um revide sem fim,,,

p.s.não que eu tenha achado o post pra mim...rs..rs..apenas lembrei do Dr Zen...rs..rs


To morrendo de rir até agora da minha leseira,,,comentei num blog e reclamei no outro a ausencia do comentario...rs..rs...é serio? fiz isso? rs..rs...beijos e beijos.

Lilá(s) disse... [Responder]

Bonita liçaõ!
Beijinhos

Everson Russo disse... [Responder]

Nossos belos acordes Riff tá pegando uma praia boa,,,e a gente aqui,,,sem mar,,,torrando no asfalto,,,o vida ingrata...rs..rs...mas tá bom,,,vou reclamar não,,,alias,,,so pra conferir,,,to no seu blog meRmo né? rs..rs..rs...alias,,,voce saberia me dizer por que só em blog praiano existe a presença de Limão VSG, será que nós, pobre mortais não merecemos uma limonada nesse calor? sei lá,,,,beijos de bom dia em flores.

Mari Amorim disse... [Responder]

Gostei de vir aqui e ler-te,saio feliz! Saudade..
Desejo que seus dias,sejam iluminados pela essência Divina,com Boas Energias Sempre!
Abraços
Mari

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
orvalho do ceu disse... [Responder]

OI,
Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
Cheguei há uns dias de viagem...
As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
Seja feliz em 2011!!!
Abraços fraternos com gostinho de início de ano

Everson Russo disse... [Responder]

Um dia lindo e de paz pra ti querida,,,hoje amanheceu chovendo, adoro isso,,,isso provoca a escrita,,,,,beijos e beijos e beijos.

Sonhadora (Rosa Maria) disse... [Responder]

Minha querida

Hoje passando apenas para te deixar carinhos...beijinhos e dizer que estou de volta e com saudades.

Sonhadora

Everson Russo disse... [Responder]

Santa punição da carcaça morta de bufalo na Africa,,,Limãozinho VsG fazendo piadas na feira,,,,rs,,rs,,rs,,,agora eu já vi tudo no mundo, imagino a cena,,,aquela carinha emburrada, chegando pro vendedor de si mesma e pedindo pra se trocar....tá bom...

Só não entendi a parte do Poeta trapalhão,,,desenha pra mim,,,rs,,rs,,rs,,,que foi que eu fiz dessavez?

Alias,,,agora a coisa tá assim, ela posta eroticamente falando, eu não tenho nada a ver com isso, sei lá com o que ela sonhou, acredito eu que com borboletas amarelas, pois bem, entro na brincadeira, logo dei uma de leão macho Alfa,,,menina Riff me baniu do bando, depois veio a garota do Ceasa, tambem falou que aquele mel todo não é pro meu bico,,,eu nem tinha dito que era,,,não gosto de abelhas africanas que dão ferruada...rs..rs..rs...então comentei abaixo citando sobre todas as censuras possiveis a minha pessoa,,,ok,,,passadas as horas recebo um torpedo,,,meu telefone tá caindo letrinhas, e no conteudo dizendo qeu fiquei triste, apelei, fiquei com raiva,,,eu não sei mais o que faço pra agradar esse povo...acho que vou copiar e colar por la....

Fui,,,IM GO,,,beijos de bom dia....agora é complicado,,,na feira,,,trocar limão por limão....rs..rs..rs..azedou literalmente.....beijos

Yo Neris disse... [Responder]

Grande reflexão, amiga.
Retrucar é dar força ao "inimigo". Esse texto é de uma sabedoria absurda, difícil mesmo é colocar a lição em prática,rs.
bjs

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
Everson Russo disse... [Responder]

Oieeeeeeeeeeeee,,,,bom dia minha linda,,,hoje tá tudo lindo por aquei,,,chovendo como gosto,,,vou escrever um monte,,,beijos e beijos de bom sabado pra ti querida....

Glorinha L de Lion disse... [Responder]

Oi Fátima, saudades de vc minha flor! Muito bom e sábio esse texto: ninguém pode mesmo nos atingir se não deixamos. Somos os donos da chave da nossa alma. beijos,

Everson Russo disse... [Responder]

Beijo carinhoso de otimo domingo e uma linda semana pra ti querida...

Everson Russo disse... [Responder]

Uma semaninha toda linda pra ti querida,,,e olha, sem autorização pra voce sumir tanto assim...rs..rs...beijos e beijos.

Anônimo disse... [Responder]

Evidentemente q. descartei qq. possibilidade de ter acontecido algo pelas suas bandas ai...DEUS ME LIVRE E GUARDE. Mais q.fiquei preocupada fiquei...sumiu Mulé Rendeira????

Os moradores dos JARDINS DO AMOR já estavam enlouquecidos com a falta de vc. Pensei q. teria subido a montanha pra dar uns punzinhos por lá... Até pq. Gigi foi a primeira a subir e depois eu. Então vc. teria 02 punzinhos com cheirinhos diferente que te deixaram zonza e por isto demorou a descer....Ai, ai, ai,

O do Limão Azeda seria cheirinho de flores silvestres e os meus certamente de carvão de alguma Metalurgica de ferro e aço...kakakakaka....

Enfim, delicia sua volta, saudades louuuuukas.. Estamos a toda, num disse me disse uns ti-ti-ti uns pega pra capás, polêmicas, ciumeiras, bicos e muito carinho como sempre. E antes de vc. voltar agente correu pra debaixo da cama com medo de tomar um sacode daqueles....SO-C0R-RO !!!!

Amo suas visitas... seja bem vinda e mande noticias...Bjitos na Carol...















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails