quarta-feira, 24 de março de 2010

PF da Fabiana

Na culinária existem variedades de receitas, opções de mistura de ingredientes, pratos elaborados e inusitados, o que faz com que possamos saborear de tudo sem pudor .
Porém, existe uma unanimidade em relação ao cotidiano, um bom e cheiroso arroz com feijão.
Nossa amiga Fabiana do Figos & Funghis http://figosefunghis.blogspot.com/ nos presenteou com um PF de dar água na boca, touxemos com introdução, sugestão e tudo.
Visitem sua cozinha que tem lá receitas deliciosas e de requinte também, uma delícia.


Acho que todos vocês sabem que PF significa prato feito né? Então, como vocês sabem, na maioria das vezes ele leva arroz, feijão, bife, ovo frito e batatas fritas. Ocorre que eu prefiro trocar as batatas fritas por uma porção de couvinha refogada com bastante alho e cebola. Os PFs dos restaurantes sempre me atraem, não somente pela força sedutora que a dupla arroz/feijão exerce em mim, mas também pela curiosidade que tenho em conhecer a criatividade das pessoas com relação ao PF, pois o arroz feijão sempre está ali (senão não há como chamarmos de PF, ao menos na minha opinião), mas os acompanhamentos é que me chamam a atenção: bife, frango, linguiça, peixe, batatas fritas, couve, farofa, salada de tomates, enfim, são infinitas as possibilidades. Mas, para a minha tristeza, raramente eu encontro um PF que seja tão perfeito quanto nos meus sonhos (ou o feijão está mole demais, ou a batata encharcada de óleo, ou a carne dura), e por este motivo resolvi fazer o meu próprio PF para os momentos em que bate aquela vontade de comer um belo prato de arroz e feijão com bastante "sustancia" como diriam as vovós. Entre os PFs de restaurantes, um dos meus preferidos é o PF do Dadinho, na praia de Maresias, litoral norte de SP. O restaurante é super simples, a refeição é muito barata, mas o feijão que eles fazem, servido com a mais fininha das farinhas de mandioca e uma pimentinha caseira são de matar! Não deixem de experimentar se um dia forem á Maresias, pois o PF é famoso por lá. No caso eu sempre peço o de peixe (peixinho branco empanado acompanhando) ou bife (que quase não cabe no prato). Delícia né? E você, tem o seu PF favorito? Alguns vão dizer que é ridículo passar a receita de um mero PF, mas eu respondo que tenho leitores que não entendem nada de cozinha ainda, estão começando a se aventurar agora com as panelas, e portanto acho importante sim começar pelo arroz com feijão, literalmente.


PF do Figos & Funghis
Ingredientes (para 2 pessoas)
1 copo de arroz tipo agulhinha
2 xícaras de feijão jalo (este é o meu preferido, você pode usar outro se quiser)
4 bifes pequenos de filé mignom (pode usar alcatra também, ou contra filé)
1 maço de couve manteiga cortada em tirinhas bem finas
4 ovos
2 cebolas médias picadinhas
4 dentes de alho picadinhos
2 folhas de louro
1 pitada de canela em pó
7 colheres de sopa de óleo vegetal
pimenta-do-reino à gosto
sal à gosto
fiozinho de azeite


Modo de Preparo
1 - Arroz: Doure 2 colheres de sopa de cebola e 1 dente de alho picadinho em 2 colheres de sopa de óleo vegetal. Adicione o arroz e frite em fogo alto até que comece a chiar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Então acrescente 3 copos de água fervente, abaixe o fogo e mantenha a panela semi-tampada por aproximadamente 10 minutos, ou até que perceba que a água secou completamente. Desligue a panela e deixe o arroz descansando por 5 minutos com a panela destampada antes de servir. Se alguns grãos ficarem grudadinhos solte-os com um garfo, delicadamente.


2 - Feijão: Deixe o feijão de molho por 3 horas. Escorra e coloque em uma panela de pressão com o triplo da quantidade de água (ex. 6 xícaras de água para 2 de feijão). Deixe em fogo alto e quando a panela começar a chiar conte 20 minutos e desligue. Espere sair a pressão e enquanto isso prepare o tempero. Em uma frigideira esquente 2 colheres de sopa de óleo vegetal e doure 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 dente de alho picado, 2 folhas de louro, 1 pitada de canela em pó, 1 pitada de pimenta-do-reino, sal à gosto. Quando os aromas estiverem se desprendendo acrescente 4 colheres de sopa de feijão cozido com o caldo e amasse-os com um garfo, misturando este purê ao tempero da frigideira. Incorpore este tempero à panela do feijão e continue cozinhando em fogo baixo, com a panela destampada por mais 10 minutos, ou se preferir um caldo mais encorpado deixe até o ponto que desejar, mexendo sempre. Eu prefiro que os grãos de feijão fiquem inteiros, e por isso o caldo não fica tão grosso. Experimente o sal e sirva.


3 - Bife: Com o auxílio de um martelo de carne, bata be os bifinhos e deixe-os bem fininhos. Tempere com alho, sal e pimenta. Por fim, regue-os com um fiozinho de azeite e frite-os em uma frigideira anti-aderente até o ponto desejado.


4 - Couve: Doure o restante da cebola e do alho em 2 colheres de óleo vegetal. Adicione sal e pimenta. Acrescente a couve em tirinhas e tampe a panela, abafando por 3 minutos. Desligue a panela e reserve até o momento de servir.


5 - Ovo Frito: Esquente 1 colher de sopa de óleo vegetal e quando estiver bem quente quebre o ovo e frite-o até o ponto desejado. Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque-o sobre papel absorvente, polvilhe uma pitada de sal e sirva.


Prontinho, agora ninguém mais pode dizer que não sabe fazer um PF!!!


Bom Apetite!

30 comentários:

Tuquinha disse... [Responder]

perante este prato (adoro arroz, feifão e por ai) nem sei que dizer.Apenas: uma maravilha
beijinhos

Laura disse... [Responder]

Ai menina, acho melhor zarpar daqui, acabeid e perder 13 kilos e já vou começar a passar fome olhando coisas tão boas, ah, pode não, se cuida não sua laurinha...o gelado, uma maravilha ficou no pontooooo tão gostoso, delicioso, ai menina, fuja laurinha vá fugindo sim...Aquele abraço apertadinho, laura

Junia Ansaloni disse... [Responder]

Fàtima, delicia de PF nè...Que saudade de comer um bem gostoso feita pela minha mamma !!! passa làa no blog, acabei de postar sobre a brincadeira das cores, a Blogagem coletiva se puder partucipa com agente !!! Bjim

Federica Simoni disse... [Responder]

splendida questa ricetta!! chissà che buona!!

Fátima disse... [Responder]

Tuquinha não diga nada, corre fazer um pra você.

beijo.

Fátima disse... [Responder]

Laurinha, não fuja antes de provar um puquinho ao menos, rsrs.

Então fez o sorvete e ficou bom, fico feliz que tenham gostado.

Beijo.

Fátima disse... [Responder]

oi Junia, tudo que é de mãe tem sabor especial !

Quanto a blogagem das cores, sei sim pela amiga Glorinha, vou já ver como faço.

Beijo.

Fátima disse... [Responder]

Menina Federica, agradecemos vir de tão longe saborear da nossa comida.
Obrigada pelo carinho.
Beijo.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse... [Responder]

ADORO A FABIANA ESSE PF FICOU DIVINO!!!

Anônimo disse... [Responder]

Nada mais brasileiro do que feijão com arroz. Um prato saboroso, nutritivo, e se for um PF pedido ali no restaurante ao lado, melhor ainda...Rs
Bjo
Yoyo

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima disse... [Responder]

Eliana, a Fabiana realmente é um doce, além de lindinha.
Olha o presentão que nos deu.

Obrigada pelo carinho.
Beijo.

Fátima disse... [Responder]

É isso mesmo Yoyo, delicioso!.

Agradeço seu carinho sempre.
Beijo.

Fátima disse... [Responder]

Ai meu Deus, não come doce, não gosta de cinema prefer teatro, não quer ler meu o texto até o final pois já deiscorda de imediato, é vegetariana...mas não tem nada não, adoro mesmo assim, rsrs.

Seu PF : Arroz integral, bife de soja, broto de feijão bem temperadinho couve refogadinha e fundo de alcachofra, que acha!!
Ou nem tudo aí se encaixa no vegetariana.

Beijinho no coração.

... "gigi"... disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
angela disse... [Responder]

Nossa! Que saudades que me deu de quando comia desses...rs
E que fome me deu.
Adorei a receita e o jeitinho legal de contar como fazer um PF especial.
beijos

Fabiola Vasconcelos, disse... [Responder]

Olá amiga Fátima, obrigada pela visitinha e pelo comentário, viu? Amei suas palavras. Realmente, o tempo passa célere e quando nos damos conta já passaram boas horas. E complica mais ainda quando a internet é lenta como a minha. Aff é o terror.
Este Pf é demais da conta. Adoro.
Beijinhos

Fla disse... [Responder]

Ai Jesus que vontade que eu fiquei agora, que delícia!
Um belo PF.
Bjs

Fátima disse... [Responder]

Re minha linda!
Convite feito.
Vinho tinto ,branco ou rose !

Beijinho.

Fátima disse... [Responder]

Angela,
tamanha a preocupação que se tem hoje com calorias, com os lights da vida, que essas coisas boas já não nos permitimos com frequência.
Ô saudade!!

Agradecemos seu carinho.
Beijo.

Fátima disse... [Responder]

Adoramos!
Agradecemos suas visitas com carinho.
Beijo.

Fátima disse... [Responder]

Fla, póe delícia nisso .

Obrigada por nos visitar.
Beijo.

Unknown disse... [Responder]

Hum que delícia em Fá?
Agora que comecei meu regime, abro o blog agora a noite morrendo de fome e vejo esse prato?
Que fome!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjos
Célia

Silvia Masc disse... [Responder]

Não resisto ao nosso tradicional feijão com arroz, de fato o prato está lindo.

beijinho

Fátima disse... [Responder]

Celia, regime é sagrado!!
Aguenta firme que estiver bem magrinha faço um só pra você, tá.

Beijo.

Fátima disse... [Responder]

Silvia, é mesmo uma dupla irresistível.

Beijo.

Figos & Funghis disse... [Responder]

Oi Fátima, vim aqui agradecer á você por prestigiar o Figos & Funghis. Volte sempre e fique à vontade para reproduzir as receitas.
Bjinhos

Fátima disse... [Responder]

Fabiana, você é uma fofa e muito gentil.

Obrigada.
Beijo.

Luciano disse... [Responder]

Fatão, dizem por ai que os melhores sabores estao nos pratos mais simples... show de bola esse PF. E como sempre eu tenho o privilegio de experimentar todas as receitas que vc faz!
mais uma vez parabens pelas dicas, receitas e pelo blog

bjos,
Lu

Fátima disse... [Responder]

Lú, prometo que preparo um pra você inclusive com sua farinha preferida, tá!

Beijinho de sogra.















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails