quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tese De Guerdjef

Tese de um pensador russo chamado Guerdjef, que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal.
Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os experts em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interna. Ei-las:


1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas .

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11) Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!

20 comentários:

*Mi§§ §impatia* disse... [Responder]

Nossa que perfeito!! Até salvei aqui pra ler sempre......adorei demais.
Beijos querida.

Marilu disse... [Responder]

Querida amiga, se conseguirmos pelo menos colocar 5 regras em prática, já é um grande começo. Grandes dicas. Beijocas

Wanderley Elian Lima disse... [Responder]

Olá Fátima
As regras são sábias e coerentes, o grande problema é colocá-las em prática, pois requerem muito desprendimento, e nem sempre somos desprendidos.
Bjux

Everson Russo disse... [Responder]

AS vezes é gostoso a gente ver a vida por esse lado, a serenidade em que as pessoas discutem como viver melhor, como fazer melhor, ou até, como se fazer melhor, mas na pratica tudo vai por terra, a gente se perde, não por querer, ou pelo que foi dito seja errado ou sem razão, não, é que é dificil seguir uma trilha traçada, penso eu que o bom da vida é o imprevisivel...mesmo que seja loucura o guia...rs..rs...sem sentido né? NO meu caso, vou mudar a 19, não abandone suas 3 inabaláveis amigas,,,FÁTIMA, RE E RIFF, essa eu vou seguir,,,,beijos e beijos e beijos de bom dia.

Fátima disse... [Responder]

Isso mesmo Poeta,vai seguindo essas 3 assim na loucura e vai ver onde vai parar...lá naquele buraco e beco sem saida,rs!

Concordo ser difícil praticar essa vigília com constância e também gosto do imprevisível mas,acredito sim precisarmos nos poupar mesmo que seja só um pouquinho não é!

Confesso que sou totalmente fora da lei,não cumpro nenhuma delas,vou procurar me atentar,rs.

Beijos a todos.

Anônimo disse... [Responder]

Acho que precisava ler alo assim,vivemos de tal maneira que esquecemos total quem somos ou o que estamos realmente fazendo pra sermos felizes ou se só estamos vivendo pra agradar ou ser reconhecidos sem simplispente conhecer à nos próprios.

Sonhadora disse... [Responder]

Minhas queridas

passando hoje só para deixar um beijinho e oferecer um selinho que tenho no meu blogue.

Sonhadora

Marli Borges disse... [Responder]

Olá Fátima!
Regras sábias. Temos que incorporá-las, (pelo menos algumas). Vamos tentar?
Bjsssssss

..."re"... disse... [Responder]

Fatiminha...

Parece um paradoxo, no mundo atual que vivemos, existe essa dualidade: Viver com qualidade e ao mesmo tempo praticar resultados!

Ninguém gosta de admitir que têm limites, mas eles estão aí, existem! Quem não reconhecer e respeitá-los perderá o controle.

Ir um pouco mais devagar significa aprender a viver com inevitáveis imperfeições e incapacidades.

Algumas vezes é necessária uma trégua. Talvez seja mais inteligente resolver no dia seguinte o problema que surgiu hoje.

Apesar de normalmente termos de‘apanhar’ um pouquinho para aprender, um dia chegaremos lá.

Penso não há uma só coisa que valha a pena nesse mundo de Deus que não dê sequer um pouquinho de trabalho, nenão? É para isso que estamos aqui.

Doce beso ppra ti querida...perdoe minha ausência.

Obs: Sabes, quando digo NÃO pra alguém, sinto-me como se tivesse cometido um crime. Burrice esta minha!

Alguém pra confiar? Vixe, eu tenho mas não sei qual a distancia!

Por ultimo concordo com o Poeta, tbm troco, somos masoquistas. Eu mais que ele, apesar de ter sido literalmente banida!

Parece-me que perderam a cabeça e só a encontraram agora, e pelo visto está com algumas sequelas. Pena né!rs

Everson Russo disse... [Responder]

Bom dia minha querida,,,olha nossa lindinha limãozinho fazendo drama em seus comentarios complexos feito coração louco...rs..rs..foi banida nada,,,ela é parte forte de um todo dividido por 4...não é meRmo? beijos de lindo dia pra ti querida ....

Riff disse... [Responder]

Amore mio....q. bom q. gostou do nosso cartãozinho de natal virtual...Não sei se viu o atual...Vai ficar lá até dia 31 de dezembro...

Olha, saiba q. não me esqueci dos meus presentes e vai ter uma grande surpresa...só estou esperando o momento certo...Preciso da participação especial de alguns coadjuvantes contratados...Aguarde-e, ok?

E qto ao seu questionamento la no meu canto...eu respondo assim:

lálálá lálálá
lálálá lálálá
lálálá lálálá

( que nem criacinha retardadinha...)

Bjitos mil

Wanderley Elian Lima disse... [Responder]

Olá Fátima
Obrigado pelos parabéns e pelo carinho.Amei.
Bjux

Everson Russo disse... [Responder]

Lalalalalalalalalalalallalalalal.....um otimo final de semana pra ti querida,,,beijos e beijos e beijos e obrigado sempre pela sua atenção comigo....

Everson Russo disse... [Responder]

Ta super doida a resenha lá na Riff...rs..rs...rs...e picuinha daqui e dali, versos e universos,,,fotos, brigas e no fim,,,tudo em paz,,,Limão VSG e Loira Maluca enfim se dando mais ou menos bem, tirando uma tal foto trocada por uma outra segundo a loira de uma sapata...rs..rs...rs..rs...eu morro de rir delas,,,oooooo ciume danado esse,,,,e eu entro com minha flor no meio da guerra...rs..rs..rs...beijos e beijos...bom sabado.

Pelos caminhos da vida. disse... [Responder]

Se seguirmos a risca pelo menos a metade dessas regras já é um gde passo.

Bom fim de semana amiga.

Estava com saudades de vc e do seu cantinho.

beijooo.

Everson Russo disse... [Responder]

Beijo de bom domingo e uma otima semana.

Everson Russo disse... [Responder]

Bom dia minha linda amiga, olha, a menina Riff deu show no post dela pra ti,,,achei super carinhoso e lindo,,,fora que ela é simplesmente uma deusa da beleza...beijos de linda semana e muito carinho pra ti.

Malu disse... [Responder]

Se conseguíssemos seguir um terço que fosse das regras seria de bom tamanho...
Ótima postagem.
Gostei muito...
Abraço

Everson Russo disse... [Responder]

Bom dia minha querida, uma otima terça feira pra ti, olha, realmente eu não conheço o erro que deu no seu email, estranho demais, melhor é criar outro e começar do zero,,,pode ser alguem que hakeou,,,quando fizer, não esquece de mim e me passa o novo...beijos e beijos e beijos de lindo dia pra ti.

Everson Russo disse... [Responder]

Uma pergunta pra voce,,,acha que consegui dormir ontem a noite? até consegui sim,,,mas foi muito tempo depois, fique lembrando cada segundo do papo delicioso no telefone,,,minha querida amiga,,,voce não sabe o quanto foi gostoso, o quanto é importante pra mim esses momentos,,,obrigado, obrigado e obrigado sempre pela sua amizade, pelo seu carinho e agora tambe pela sua doce voz...beijos e beijos e beijos.















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails