quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Envelhecer ou Amadurecer


Vocês concordam com Millor Fernandes , quando ele diz
que qualquer idiota consegue ser jovem mas que é preciso muito talento para envelhecer ?
No texto sobre envelhecer ou amadurecer, podemos tirar algumas conclusões, leiam e nos deixem aqui as suas.


No primeiro dia na Universidade nosso professor se apresentou e nos pediu que procurássemos conhecer alguém que não conhecíamos ainda.
Fiquei de pé e olhei ao meu redor, quando uma mão me tocou suavemente no ombro. Era uma velhinha enrugada cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.
- Oi gato, meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso te dar um abraço?
Ri e lhe respondi com entusiasmo:
- Claro que pode!
Ela me deu um abraço muito forte.

- Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente?
Perguntei-lhe.
Rindo, respondeu:
- Estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns oito filhos, e logo me aposentar e viajar.
Eu falo sério – disse-lhe.
- Queria saber o que a tinha motivado a afrontar esse desafio na sua idade.
E ela disse:
- Sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter!
Depois da aula caminhamos ao edifício da associação de estudantes e compartilhamos uma batida de chocolate.
Nós nos fizemos amigos em seguida. Todos os dias durante os três meses seguintes saímos juntos da classe e falamos sem parar. Fascinava-me escutar esta ” máquina do tempo”. Ela compartilhava sua sabedoria e experiência comigo.
Durante esse ano Rose se fez muito popular na Universidade, fazia amizades aonde ia. Gostava de vestir-se bem e se deleitava com a atenção que recebia dos outros estudantes. Desfrutava muito.
Ao terminar o semestre convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Não esquecerei nunca o que ela nos ensinou nessa oportunidade.
Logo que chamaram seu nome ela subiu ao palco e, quando começou a pronunciar o discurso que tinha preparado de antemão, caíram no chão os cartões onde tinha os apontamentos .
Frustrada e um pouco envergonhada se inclinou sobre o microfone e disse simplesmente:
- Desculpem que eu esteja tão nervosa. Deixei de tomar cerveja pela quaresma e este whisky está me matando! Não vou poder voltar a colocar meu discurso em ordem, assim, se me permitem, simplesmente vou dizer-lhes o que sei.
Enquanto nós ríamos, ela aclarou a garganta e começou:
- Não deixamos de brincar só porque estamos velhos; ficamos velhos porque deixamos de brincar. Há só quatro segredos para manter-se jovem: ser feliz e triunfar. Temos que rir e encontrar o bom humor todos os dias. Temos que ter um ideal. Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos a morrer. Há tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem sequer sabem!
Respirou profundamente e começou:
- Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer. Se vocês tem dezenove anos e ficam na cama um ano inteiro sem fazer nada produtivo se converterão em pessoas de vinte anos. Se eu tenho oitenta e sete anos e fico na cama por um ano sem fazer nada terei oitenta e oito anos. Todos podemos envelhecer. Não requer talento nem habilidade para isso. O importante é amadurecermos encontrando sempre a oportunidade na mudança. Não me arrependo de nada. Os velhos geralmente não se arrependem do que fizeram, senão do que não fizeram. Os únicos que temem a morte são os que tem remorso.
Terminou seu discurso cantando “A Rosa”. Nos pediu que estudássemos a letra da canção e a colocássemos em prática em nossa vida diária.
Rose terminou seus estudos. Uma semana depois da formatura, Rose morreu, tranqüilamente enquanto dormia.
Mais de dois mil estudantes universitários assistiram às honras fúnebres para render tributo à maravilhosa mulher que lhes ensinou com seu exemplo que nunca é demasiadamente tarde para chegar a ser tudo o que se pode ser.

“Não esqueçam que ENVELHECER É OBRIGATÓRIO; AMADURECER É OPCIONAL”.

(autor desconhecido)


: :www.aconteceucomigo.com/conto/#more-89

9 comentários:

Tatiane Garcia disse... [Responder]

Eu tenho pânico de envelhecer sabe? o tempo parece voar, e nunca sei se estou sabendo amadurecer, ou se continuo a mesma adolescente de 15 anos atrás !!!
e a proximidade dos 30 tem-me feito pirar !!!!!

"re" disse... [Responder]

Fátima querida

Esta história é muito bonita e nos incentiva a valorizar mais o nosso tempo.
Obrigada pelo carinho
Un beso

"Há pessoas que com o transcorrer da vida simplesmente envelhecem; outras, mais sábias ou mais afortunadas, amadurecem; há também as que apodrecem e ainda as que, por fim, se arruínam."

(Rosa Montero)

estrella disse... [Responder]

hola fatima agradesco tu visita, maravilloso tu escrito, me ha encantado, en verdad que nunca es tarde para llegar a donde queremos llegar, te comento que no hace mucho vi una pelicula, se llama el estudiante, y es presisamente uan persona mayor que decide entrar a la universidad fue maravilloso ir viendo la trama, como los jovenes aprendieron tanto de el sobre todo los valosres que muchas veces en la juventud se pierden, fue un placer leerte, y estare vistandote, sobre todo me encanto que tienes en tu blog traductor, y me permite entenderte mas facilmente, bueno amiga que estas fechas de armonia y paz la pases lindo con tus seres queridosy que la magia d ela navidad se estacione para siempre en tu hogar un abrazo y bendiciones con amor...luz estrella

Manuela Freitas disse... [Responder]

Olá,
Saber envelhecer é precisamente não se sentir velha e ainda com uma série de projectos para fazer. Obviamente que vamos amadurecendo, todos os dias se aprende, mas isso não deve impedir que a criança que há dentro de nós não possa de vez enquanto pular, não é?
Gostei bastante do texto.
Beijinhos,
manuela

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse... [Responder]

Linda história a que eu levo a sério...enquanto estamos procurando por caminhos não envelhecemos nunca e a morte virá,porque assim tem que ser, sem sofrimento ou frustrações!!

Li no blog "In foco",da Vivian,senhora como eu,uma linda frase com uma linda imagem.Um casal de idosos num banco de praça se beijando com a frase: -O Coração não cria rugas...

Um beijo jovial!

Sonia Regina.

Everson Russo disse... [Responder]

Amadurecer sempre, envelhecer jamais, a alma e o espirito sempre jovens....beijos e otimo final de semana.

Elaine disse... [Responder]

Fátima,
Estou passando para agradecer por você estar acompanhando meu blog; seja muito benvinda sempre.
Estive lendo seus posts e vou voltar depois com mais calma, mas quis deixar meu beijo e meu muito obrigada.
Fique com Deus.

GarçaReal disse... [Responder]

O tempo chega sempre...Necessário é saber recebê-lo.

Um Feliz Natal

Boas Festas

bjgrande do Lago

Cissa Pigatto disse... [Responder]

Ah!! Tá...
lindo!!! Amei!! Mas não queria que ela morresse!!! snifff...
Mas a vida é sempre assim.















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails