segunda-feira, 31 de agosto de 2009

YIN YANG

Oie...
Tudo bem???"
Bom hoje vim escrever sobre cultura geral... na verdade acho que é "curiosidade geral"!!!
Para quem não me conheçe e não sabe, estou no quarto ano de fisioterapia, e começei agora um minicurso sobre auriculoterapia, um tipo de acumputura... bom, sem demais... gostaria de dividir com vocês um pouquinho do que estou aprendendo lá, talvez para alguns não seja novidade alguma, mas para mim, que nunca havia me interessado pelo assunto, achei muuuuuito envolvente!!!


Acredito que todo mundo já tenha visto esse símbolo... mas talvez não saiba o significado nele embutido.
Acredito tambem que já tenham ouvido falar em energia YIN e YANG...
Vou tentar explicar...
Pois bem, esse símbolo chamado diagrama do Tai Chi (Taiji), tem origem em uma filosofia chinesa, o taoísmo e representa a integração das energias YIN e YANG, o equilíbrio da natureza, da força, da mente e do físico.
Segundo esta filosofia , duas forças complementares compõe tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.
O YIN (lado preto) representa a escuridão, o principio passivo, feminino, frio, noturno, a terra.
Já o YANG (lado branco) representa a luz, o principio ativo, masculino, diurno, quente, claro, o céu.
O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra está em baixo e em repouso. Dessa forma, yang passou a simbolizar o movimento e yin o repouso...
Nem a terra nem o céu são perfeitos, mas juntos podem formar a perfeita harmonia.
Yin e yang são vistos como um jogo harmonioso, e não competitivo. É discernir que ambos os elementos contém aspectos fortes e fracos. Conflitos ocasionais entre os dois elementos são inevitáveis. Na verdade, a maneira de o ser humano conseguir criar a harmonia interior e exterior. A vida harmoniosa só pode ocorrer através do jogo vital do yin e yang, um caminho para chegar ao "Uno".
Quanto mais YIN você possuir, menos Yang terá e quanto mais Yang possuir menos YIN terá.
A idéia do símbolo é indagar quando é que algo deixa de ser positivo para se tornar negativo.
Define-se que um lado sempre contém algo do outro. Nada é totalmente bom e nem totalmente mal. Cabe lembrar aqui, que positivo e negativo, bom e mal, são apenas analogias adotadas para demonstrar que um é o oposto do outro, assim como dia e noite, céu e terra, consciente e incosciente e etc.
Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudáveis é preciso estar em equilíbrio entre YIN e YANG.
Para os chineses, o excesso de trabalho, de estudo, de comida, cigarro, bebida e a falta de respeito com os ritmos da natureza também geram doenças.
Um exemplo citado em aula que mais me esclareceu foi que, a natureza age diretamente sobre nós e o universo, sendo assim, quando o dia esta no fim e a noite vai chegando, é hora de recolhimento, descanço e uma boa noite de sono, mas com a luz artificial, da qual fazemos tanto uso, não respeitamos e não acompanhamos as leis da natureza, fazendo com que o dia se prolongue por muito mais tempo, com esse habito tão comum nos dias de hoje, nos foi atribuído o termo geração YANGuizada!!!
Sendo assim entramos em desarmonia energética, já que acumulamos mais energia YANG que representa o dia, a agitação, o movimento, a ansiedade.
Na acumputura e na auriculoterapia os pontos e as agulhas utilizadas funcionam como antenas, se estamos necessitando elas captam e se acumulando elas expelem energia.
YIN gera o YANG quando potencializado e YANG gera YIN quando potencializado.
Nós adquirimos energia pela alimentação, respiração (eles acreditam que quando inspiramos ou seja, puxamos o ar , estamos trazendo para dentro de nós algo do universo, e quando expiramos, ou seja soltamos o ar, oferecemos algo para o universo , e essa troca ocorre o tempo todo!!!), exercícios, pensamentos e outras formas, por isso, é fundamental exercitar-se, ter boa alimentação, repousar corretamente e ter alegria de viver para manter o equilíbrio e preservar a saúde.


Acho que por hoje é só oque eu tenho para passar, conforme eu for adquirindo mais informações, vou passando aqui no blog!!!!
Ah... se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber alguma coisa, pode perguntar que eu passo para o meu professor ele pode esclarecer, ou se alguem quiser acrescentar, será bem vindo!!!

Um beijo
Ate a próxima!!!

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder]

Oi turma do Blog, adorei a postagem sobre "YIN YANG", pois tinha uma interpretação erronea.
Acho muito legal e instrutivo esse tipo de assunto, pois nos traz conhecimento sobre várias áreas.
Apesar de que adoro as crônicas, as lamentações, enfim.....
Leio as receitas para minha mãe, e ela fica me atormentando para imprimir pra ela, jura que vai fazer.
Bem, beijos a todas e parabéns.
Luciana (Indaiatuba)

Cissa Pigatto disse... [Responder]

Olá Amélias.... Adorei saber disso.. eu achava que esta imagem era tipo negócio de skaitista... rsrsrsrs....
Será que eu sou YIN ou YANG??
bjoss

Bárbara disse... [Responder]

Clarinha,

amei a explicação,

bjs
Tia Bá

Júlio [Ebrael] disse... [Responder]

Somos bipolares, mas as pessoas acreditam q são só maculinas ou femininas!!

Não é bem assim: não quero pegar no pé, mas chorar homem chora, e choro é emoção, q eh feminina!!

Esbraveja e remexer com o q está parado é masculino, mas as mulheres tbm esbravejam, são pais às vzs, e os homens mães tbm, compreensivos e inteligentes os quais podem ser!!

Belo post Maria!!

Bjs!!

Clarinha disse... [Responder]

Obrigada Ebrael!!!
Adorei o que escreveu... como eu disse no texto, esse simbolo, quer dizer que um tem um pouquinho do outro, ou muito rsrsrs, e que é dificil definir quando é que vc deixa de ser um para ser outro!!!!
beijos
Clara















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails