sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Guerra dos Sexos?

Aproveitando a deixa do post das minhas colegas de blog ‘Meigas”, “Sobre a Revolução feminina e a pia cheia de louça suja”, do blog eu sou sensível sim! http://eusousensivelsim.blogspot.com/2009/11/sobre-revolucao-feminina-e-pia-cheia-de.html, resolvi escrever sobre o assunto. Confesso que, a princípio, eu ia fazer apenas um comentário, mas acabou ficando tão longo que resolvi postar aqui para que vocês também participem da polêmica. Se bem que a idéia não criar uma polêmica hein!!! Cada um é livre para ter sua própria opnião sobre o assunto e defender suas idéias. Eu, por exemplo, sempre respeito a opnião dos outros... (desde que ela seja a mesma que a minha...heeheheheheh).
Vale a pena conferir a postagem da Tati no link acima, mesmo porque esse texto é uma resposta sobre o que ela escreveu.
Ok?!! Bjs a todas!!!



“Nós já falamos sobre isso aqui, talvez não diretamente.
Quando resolvemos fazer o blog a idéia não era um blog ‘feminista’.
Algumas pessoas até criticaram o título do blog, e não entenderam muito bem... o que queríamos com isso.
Enaltecer as Amélias ou criticar o movimento feminista? Nem uma coisa nem outra... Nossa intenção foi de apenas chamar a atenção para uma realidade e talvez fazer uma ironia.... Enfim, um espaço dedicado para todas as mulheres que trabalham fora, mas que gostam também de cuidar da casa, e fazer uma comidinha, etc. Mas, vamos combinar, né, pessoal, sem trabalho escravo e exploração, hein...
Antes de mais nada queria dizer que estamos aqui apenas nos referindo às tarefas domésticas, digamos assim, resumindo os ideais feministas daquela e dessa época como se eles fossem apenas relacionados a isso. Não vou e nem quero entrar no mérito da questão que é muito polêmica e séria, pois o movimento feminista existiu e existe pela luta da preservação aos direitos da mulher, direitos que hoje nos parecem simples, como direito a propriedade, direitos políticos, ao voto, a autonomia de seus corpos, integridade física, à violênica doméstica, assédio sexual, licença maternidade, direitos trabalhistas, aborto e por aí vai.... ou seja, é muito mais amplo do que uma simples Guerra dos Sexos.
O fato é que movimento feminista, ou a Revolução feminista, essa que sempre nos referimos, de “queimar o sutiã” e reivindicar direitos iguais... beneficiou sim, todas as mulheres.... apesar da nossa carga ter triplicado!!!
Claro que às vezes fazemos uma ironia.... no sentido de que a revolução ferrou todas nós... mas é uma ironia... no fundo todas somos agradecidas... Imagina? Não poder nem votar?!!! Não poder dirigir? E não existir pílula anticoncepcional?? Pelas barbas dos profetas!!!
Tudo bem que isso nos encheu de mil tarefas a mais e responsabilidades em dobro, etc!!!!!
Tá, alguém foi lá e lutou por nós... e nós temos que continuar lutando....
Agora é tarde, já está feito e ponto final. Eu não estava lá, nem você e nem eles...e se eles não tem culpa pela revolução EU TAMBÉM NÃO!!!
Por isso temos que ver a situação como ela nos é colocada agora, por isso concordo em gênero número e grau com a leitora Andréia Martins. (comentário no post da Tati link acima).
É isso mesmo Tati, “quem disse que sou eu quem tem que estragar minhas lindas unhas e fazer o serviço? porque não o homem? afinal, trabalhei tanto quanto ele!”
Se algum dia alguém disse isso, foi há muito tempo.. muito tempo mesmo.
Acho que já deu pra perceber que a situação mudou!! É tão difícil para um homem enxergar que a situação mudou há muuuito tempo?
A questão agora é de dignidade da pessoa humana (nossa peguei pesado).
Não interessa se eles pediram ou não para dividirem as tarefas, se estava certo ou não queimar o sutiã, se foi bom ou ruim... Está feito e ninguém pode mudar isso.
O fato é que é desumano exigir de uma pessoa (que trabalha fora 10 horas por dia, e ainda ganha em regra menos que eles) que chegue em casa exausta, tenha que cuidar da casa, fazer a janta, estudar com os filhos, descongelar uma carne pro almoço do dia seguinte, deixar um bilhete pra faxineira, guardar as roupas que ela passou, pregar um botão na camisa, dar banhos nos filhos e coloca-los para dormir, ver se cachorro comeu e bebeu, jogar fora uma cebola pobre que estava fedendo na geladeira e a empregada não viu, ver se a casa está fechada, fechá-las porque ela nunca está, apagar as luzes e depois disso tudo, tomar banho e dormir. (isso se ela tiver empregada).
Ah... vai ver se eu tô na esquina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exploração do trabalho humano e tortura dá cadeia, hein! É crime inafiançável!
As mulheres hoje não têm mais opção, pelo menos a maioria!!! Tem que trabalhar fora e pronto!
A pensão alimentícia, por exemplo, nem é devida mais para a mulher, só em casos extremos. Se ela tem saúde, vai trabalhar, FOFA!!!!!
Por que dar mole para eles então?
Eu não posso ser Amélia em tempo integral!!!! A sociedade me obriga a trabalhar fora e competir no mercado de trabalho, pelo menos para minha a geração e acredito que daqui pra frente também. Não que eu não goste. Acho que a maioria das mulheres gostam, sim. Eu, mesma, ainda que adore uma cozinha, não saberia viver sem meu trabalho, mas nem por isso, mereço ser escravizada...srssrs.
Talvez algumas de nós não trabalhem fora porque queiram, mas porque precisam. Seja porque eu preciso, seja porque eu quero, seja porque a sociedade me exige, A JUSTIÇA está em primeiro lugar e não é justo, além de trabalhar fora eu ainda ser obrigada a cuidar da casa sozinha, e servir o jantar!! Não quero saber como era no passado.
ESTOU FALANDO DE MIM AGORA. DO PRESENTE. DESSA REALIDADE.
Não vou aqui ficar discutindo se foi fulana ou beltrana que resolveu se rebelar...que nós já devíamos imaginar que seria assim, que ninguém mandou querer direitos iguais...
Isso é um atraso! Uma aberração! A sociedade é mutável e vive em constante adaptação. Não é porque há mil anos atrás o homem tinha uma importância na sociedade e a mulher outra, que agora, não possa ser diferente! As coisas mudam, a sociedade evolui e gostem ou não, temos que nos adaptar à NOVA REALIDADE. (nova... entre aspas porque para mim ela já bem antiga)
A maioria dos homens hoje em dia não tem condições de prover os lares sozinhos... é uma realidade!! Meu Deus!! Nada mais justo que dividir as tarefas, as responsabilidades, e a educação dos filhos juntos.
Onde está a dificuldade?? Que parte do DIVIDIR AS TAREFAS E RESPONSABILIDADES VOCÊS NÃO ENTENDERAM?
Engraçado que até a Constituição Federal que é de 1988 já disse que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”
O QUE QUE ELES ESTÃO ESPERANDOOOO?????????
Claro que homens e mulheres têm limitações, e são diferentes sim, AINDA BEM! Mas nada que justifique essa divisão desigual de tarefas! A questão é cultural, é de geração, e perdura há muito tempo, é verdade. Mas nós vamos chegar lá!!!!!!
Concordo que ainda hoje é a mulher, em muitos casos, que acaba sendo responsável pela casa, nem que seja para dar as coordenadas para a faxineira, e é quem se dedicará mais arduamente na educação dos filhos!
MAS NÃO DEVERIA SER ASSIM E EU NÃO POSSO ME RESIGNAR, SINTO MUITO! MEU CARO!
As famílias Americanas estão bem mais evoluídas que nós nesse assunto, pelo menos é o que eu vejo nos realith show! E aqui mesmo no Brasil já existem famílias com pais participativos, cuidando da casa, dividindo as tarefas, com ou sem empregadas, e pensando bem diferente do que antigamente, mas pessoas como seu amigo, Tati, ainda existem. É um longo caminho a percorrer, mas a cada geração podemos ver as mudanças!
Se eu lavo mais louça que ele, ou se ele troca mais pneu que eu, e nos entendemos bem assim, ótimo! As tarefas tem que ser divididas, não importa como será a divisão. Ela tem que ser no mínimo JUSTA PARA AMBAS AS PARTES!
Outro dia fui pedir “ajuda” para meu marido para fazer não sei o quê, e fui advertida imediatamente pela minha irmã.
Concordo com ela. Se eu pedir que ele me “ajude” com isso ou com aquilo, darei uma conotação de que eu sou a principal autora e responsável por aquilo, e que estou dando a ele a opção de me auxiliar ou não, numa tarefa que deveria ser de nós dois!!
O verbo “ajudar” por si só demonstra que eu tenho a obrigação e que ele é apenas coadjuvante, entendeu?. Como se ele não fosse tão responsável por aquilo quanto eu.
Minha irmã disse que devemos dizer “vamos fazer almoço?” “O que vamos almoçar”, “Olha tem roupa no varal, o que vamos fazer?” “Acabou o papel higiênico”..... hahaha...
Um dia eu chego lá!! Promessa de Amélia!
Por enquanto vou ficando por aqui... por que acabei de chegar do trabalho e tenho que cozinhar feijão, porque meu marido jantas às 9h, em ponto. (rsrrsr.. brincadeirinha).

imagem: http://www.memoriaemovimentossociais.com.br/bancodeimagens/displayimage.php?album=7&pos=3

6 comentários:

Tati Quadra disse... [Responder]

Claroooo que eu vim imediatamente aqui conferir o que vc escreveu! hahaha... tô quase me suicidando no trabalho, mas decidi dar um tempinho, ler e relaxar.
Pelo que parece vc é mais revoltada que eu nesse quesito! hahaha... e, só pra deixar claro, simmmm, eu entendi o que "meu amigo" disse... entendi e discordei. Disse a ele tudo o que escrevi nesse texto e foi nosso debate que me inspirou a escrever. Mas já percebeu que os homens assimilam as coisas do jeito que eles preferem? kkkkk... foi por isso que ele te disse que eu "entendi" no sentido q eu "concordei"... tsé tsé... hahaha

Amélia querida, adorei o post! Como vc disse, qd falamos em revolução, neste caso, debatemos apenas as tarefas. E nós agora TEMOS uma opção de gostar de fazer ou não... eu não gosto (o problema é tbm não tenho uma empregada). Ainda assim, nos resta um longo caminho pela luta de igualdades, para mudar o quadro de "obrigações pré-impostas". É isso aí meninas, temos que discutir, nos manifestar e até mesmo nos revoltar! É isso que gera a mudança!

Ps- Ainda não liberei seu comentário lá no Eu Sou Sensível pq a detentora da senha para isso está tomando uma brisa na Bahia, longe das pias de louça suja... hehe... mas qd eu liberar dá uma ulhadinha no que um homem anônimo escreveu!!!

Beijos a todas

Anônimo disse... [Responder]

Gente, a coisa mudou, e pronto!!!
Todo mundo tem que ralar, e esse é o ponto, até porque, as ajudantes do lar estão em extinção. O bicho tá pegando pra todo lado, homens também vão ter que encostar a barriga na pia, pegar na vassoura, no tanque, e outras coisitas mais....
Por causa de quê?????? Do mundo que virou de cabeça prá baixo e pronto.

Anônimo disse... [Responder]

Sabe de uma coisa, meninas e meninos; tem muito homem que dá de 10 a 0 em muitas mulheres nos afazeres domésticos. E também não vejo problema em colaborar, e nem deve se envergonhar, todo mundo é capaz de fazer o que for, basta querer.
Em qualquer segmento, existem as pessoas com mais e outras com menos aptidões, só isso, mas fazer, ( mesmo que seja meia boca, ) todos conseguem.
Adoro um fogão e panelas...e também adoro futebol, e daí??? Onde está o problema?
Sou do sexo masculino, e venho sempre aqui, gosto muito.
Qualquer dia me identifico, já avisei.

Fatima disse... [Responder]

Olha meninas, eu sou Amélia assumida,porém não me coloco abaixo das ditas "modernas." Me considero bem informada,articulada.
Essa minha opção não me restringe em nada, social ou culturalmente falando.
Acredito que vocês possam se decepcionar com minha colocação aqui, mas posso afirmar com maturidade que os homens serão sim, sempre coadjuvantes no que diz respeito a tarefas domésticas, educação dos filhos e outros.
Não adianta, por mais que se queimem toneladas de soutiãs ou não, que se empunhem bandeiras feministas ou não, é uma questão de APTIDÃO NATA. A função de coordenar, dirigir e efetivamente fazer, será sempre da mulher. O homem pode e deve sim colaborar, ajudar, dividir, mas sempre com nós mulheres regendo a orquestra.
Não se estessem, não gritem e não esperem o impossível, e aceitem de forma gentil toda e qualquer ajuda que possa e deva vir dos respectivos.
Assim como, se um pneu furar, e juntos formos trocar, eles nos dirão o que vamos fazer, e nós seremos ajudantes, coadjuvantes, nunca a atriz principal.
É mais ou menos a coisa do " cada macaco no seu galho"", mas é claro que temos todos que pelo menos subir na árvore, né????
Portanto ,a questão é somente de conscientização por parte dos homens, de que as mulheres estão com sobre carga de funções, independentemente de quem seja a culpa, do soutiã ou da cueca.!!!!
O sistema é esse, e não tem como mudar ou fugir, então o consenso ainda é o melhor caminho .
Se a participação do homem for solicitada ao invés de imposta, o retorno poderá ser surpreendente.
Então meninas.... ser mulher tem mais fatores positivos que negativos...se apeguem a eles !!
Beijos.

Piga disse... [Responder]

Fá,
Prometi para todos os Santos que nao ia mais postar uma letra de comentário sequer, mas depois de ler o seu...nao consegui me conter!
EU SOU SEU FÃ!!! VC COM CERTEZA EH UM SER DE ESPIRITO E MENTE MUITO MAIS EVOLUÍDO QUE NOS!
UM BEIJO!!!

Anônimo disse... [Responder]

Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!Quebrou minhas pernas.
É isso aí, vou sim ver de outra forma os pedidos de ajuda da minha esposa, ah! mas primeiro preciso subir na árvore, pois nem isso eu fiz ainda.

Grande Amélia, te amo também.















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails