segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Saúde com Sucos Naturais

Imagino que todo mundo sonhou um dia, que a pele fosse mais bonita, cabelos mais fortes, brilhosos, cheios de vida, um corpo em forma com tudo em cima e sem precisar se matar com produtos, lipo, química nos cabelos e cremes milagrosos que custam os olhos da cara. Pois bem, hoje resolvi escrever sobre algo primordial para nossa saúde e bem estar, e que pode ajudar a conseguir esses bons resultados: os sucos naturais.

Nos sucos naturais obtemos minerais, antioxidantes e nutrientes necessários para manter a saúde e a aparência. Acredito que, se você introduzir sucos em sua vida, irá contribuir para sua saúde cardiovascular, ampliar sua capacidade física, ajudar a baixar sua pressão arterial, dormir bem, ter mais energia e melhor saúde do que pode imaginar.

Os alimentos puros (sem conservantes, corantes, entre outras substâncias industrializadas) suavizam a pele, deixam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado, que você não precisará mais se preocupar com ele. Até mesmo gripes e resfriados diminuem e se tornam muito mais espaçados e com menos intensidade.

Todas as frutas e hortaliças têm papéis importantes a desempenhar para manter a boa saúde, porém alguns mais do que outros.
Suco de cenoura e de aipo devem se tornar parte de sua dieta diária. Pesquisas demonstraram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação ele funciona como um antioxidante, neutralizando moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir sua saúde, diminuindo as possibilidades do envolvimento das doenças,

O suco de maçã é o único suco que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça. Trata-se de um energético natural (tão ou mais eficiente que o café, com a vantagem de não provocar úlceras) e pesa menos no estômago que sucos cítricos (como laranja, limão, que são mais eficientes como sobremesas, pois a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos como feijão, peixes e algumas hortaliças).

Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos, são de importância vital ao organismo. Sucos de frutas cítricas é uma excelente fonte de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo, para proteção e absorção de nutrientes.

Confira a seguir algumas receitas de sucos naturais que você pode fazer em casa mesmo.

Suco para pele dourada e hidratada:
Ingredientes: ¼ de uma cenoura média crua, ¼ de um mamão papaia médio, ½ limão médio para suco, 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada, 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo, 1 colher de sobremesa de farelo de semente de linhaça dourada, Água.
Modo de preparo :Bata todos os ingredientes e sirva. O mamão papaia e a cenoura se destacam por serem ricos em vitamina A, nutriente capaz de recuperar e regenerar o tecido celular. Fundamental também para a saúde dos cabelos e unhas. Além disso, a receita contém grandes quantidades de vitamina C e flavonóides, que entram em ação contra os radicais livres, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo contra o envelhecimento precoce. Já o gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E. Juntamente com o ômega-3 fornecido pela linhaça dourada, o ingrediente garante a hidratação da pele e também preveni o envelhecimento das células.

Suco Desintoxicante :
Ingredientes: 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão, ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado.
Modo de preparo :Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A, fazem a fruta ser energética. Além disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina. Já a casca do limão e o gengibre contêm substâncias antioxidantes, tendo funções antiinflamatórias. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais disposição física você vai notar. Outros benefícios percebidos são pele mais firme e intestino funcionando em ordem.

Suco desintoxicante de couve com laranja-lima :
Ingredientes: 1 laranja lima,1 pedaço pequeno de gengibre,1 pepino, 2 folhas de couve-manteiga,1 cenoura.
Modo de Preparo :Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoce como preferir.


Suco para intestino preguiçoso :
Ingredientes: 5 ameixas-pretas secas,1 copo (200 ml) de água mineral,1 fatia média de mamão formosa,1 laranja com o bagaço (retire as sementes e a casca),2 col. (sopa) de semente de linhaça.
Modo de Preparo :Coloque as ameixas na água e deixe hidratar por oito horas dentro da geladeira. Junte as ameixas e a água com todos os outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

Suco de limão e hortelã :
Ingredientes:Suco de 1 limão, ½ xícara. (chá) de hortelã fresca, 1 copo (200 ml) de água, gelo e açúcar a gosto.
Modo de Preparo :Bata no liquidificador. Beba em seguida.Algumas doenças sérias podem ser evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos.
.
Suco para pele de cetim :
Excelente para resfriados e náusea. Contribui para a suavidade da pele. É indicado para levantar o ânimo. É o verdadeiro suco do renascimento.
Ingredientes : 5 cenouras, 1 maçã e 1 pedaço de gengibre.
Modo de preparo: Passar na centrífuga. Se não tiver uma, bater no liquidificador com água suficiente bara bater.

Metabolismo acelerado :
Ingredientes: 1 colher de sopa de mate solúvel, 1 copo de 200 ml de água, ½ maçã sem semente, - ½ mamão papaia,- 1 banana prata, - ½ copo de 100 ml de leite de soja, Gelo a gosto .
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Por ser um suco protéico, a bebida é energética e estimulante, garantindo que o metabolismo funcione a todo vapor. Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, a presença do mate na receita faz o suco indicado para as manhãs, já que garante mais disposição para o dia. A especialista aconselha a preferir o mate solúvel em vez do industrializado apresentado em copinhos, pois o primeiro é isento de aditivos químicos. Os aditivos, quando consumidos com regularidade, influenciam no metabolismo, tornando-o mais lento.

Suco para emagrecer :
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras .
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.

Cenoura e maçã: auxiliam na digestão dos alimentos.
Beterraba: Ajuda a circulação do sangue.
Algas: Inibem a fome, dando a sensação de saciedade.

Suco anti-celulite :
Ingredientes: 1 colher de sobremesa de salsa, 1 pires de chá de couve manteiga crua, 1 fatia média de abacaxi, 350 ml de água de coco, 3 folhas de hortelã, ½ limão para suco.
Modo de preparo: No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Adoce, caso seja necessário. Se preferir, substitua o abacaxi por melão.

A mistura de antioxidantes e verduras é potente para reduzir a inflamação típica da celulite. As verduras garantem maior desintoxicação, o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. A receita ainda colabora na recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto de casca de laranja.

Dicas Importantes:
Tome os sucos assim que ficarem prontos.
Não armazená-los na geladeira para consumo posterior.
Quando tomar suco de hortaliças trate de mastigá-los.
Outra medida importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas.

Espero que as dicas acima ajudem a mudar um pouco o hábito de beber só refrigerantes.


http://inblogs.com.br/amelias.

8 comentários:

Nanoverso Tirinhas disse... [Responder]

Huuuum, sucos naturais feitos na hora, não tem opção melhor.
Abraços.

Anônimo disse... [Responder]

Olá Amélias, obrigada pelas dicas de sucos, maravilhoso.
Tenho tomado o suco de 5 cenouras, maçã e gengibre, comprei até uma centrífuga. Realmente me sinto bem mais egergisada, sei lá, parece que revigora, dá ânimo.Meu café da manhã foi substituido por suco.
Mina filha também está tomando, e é otimo pois ela não come legumes nem frutas de maneira nenhuma.
Sou frequentadora do blog. Parabéns.

Adriana Gusmão (Sertãozinho)

Clarinha disse... [Responder]

Hummm... é uma delicia mesmo!!! eu acabei de almoçar um copão de suco de maça, mamão, cenoura e gengibre!!!
Delicia!!!
beijos

Fatima disse... [Responder]

Olá Adriana, obrigada por nos visitar.
Fico feliz se de alguma forma nossa matéria influenciou a você e principalmente sua filha.
Volte sempre, grande abraço.

Fatima disse... [Responder]

É isso mesmo, Nano Tirinhas, delícia.
Obrigada pelas visitas.
Abraço

Principe Encantado disse... [Responder]

Com este calor todo aqui do Rio de Janeiro todos caem muito bem.
Abraços forte

Fatima disse... [Responder]

Olá Príncipe, adicione umas folinhas de hortelã aos seus sucos de fruta, batidos com gelo, é muito refrescante!
Obrigada pela visita.
Abraço refrescante.

Dani Almeida disse... [Responder]

Oi, Fátima!
Vim retribuir sua visitinha adorável e ó... adorei o blog! Voltarei! o/

Adoro sucos naturais e estas dicas são ótimas!!

Abraços!!
das















LinkWithin

Related Posts with Thumbnails